Bolsas de Estudo no PPGAdm

Atualmente o PPGAdm possui 8 cotas de bolsas para o Doutorado e 14 cotas de bolsas CAPES ou FAPES para o Mestrado, cujo objetivo é promover a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de concessão de bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu.

Todos os bolsistas de doutorado da FAPES também podem solicitar e receber a Taxa de Bancada, na fração de 20% do valor vigente da mensalidade da bolsa de doutorado da FAPES. Essa taxa deve ser utilizada para despesas específicas de atividades acadêmicas, de pesquisa e desenvolvimento do projeto de tese.

RESULTADO PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS 2016

Obs 1: as bolsas são distribuídas por linha, portanto a classificação geral é obtida classificando-se os primeiros colocados de cada linha, depois os segundos colocados e assim sucessivamente.

Obs 2: a nota da Anpad está na base de 0 até 600, para ser convertida para base 10, como as demais notas, ela deve ser divida por 600 (nota máxima) e multiplicada por 10 (nota máxima).

Resultado:

CONDIÇÃO PARA SE CANDIDATAR A UMA BOLSA

O candidato à bolsa NÃO pode ter vínculo empregatício nem remuneração, salvo nos casos das exceções previstas nas normas da FAPES ou da CAPES. Dentre essas normas cabe destacar os trechos a seguir (o conhecimento de todas as normas é obrigação do candidato):

Exceções da RESOLUÇÃO FAPES Nº 134, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015 para solicitação de bolsa tendo remuneração: “7. DOS REQUISITOS DO BOLSISTA PARA CONTRATAÇÃO DA BOLSA [...] 7.3. Excepcionalmente, poderá ser indicado como candidato à bolsa o pós-graduando que, na data, for professor da rede pública de ensino fundamental e médio, estadual ou municipal do Espírito Santo, efetivo ou por designação temporária, atuar em sala de aula e cumprir carga horária semanal máxima de 25 horas. 7.4. O pós-graduando não poderá acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de bolsa de outro programa da FAPES, de outra agência de fomento, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando se receber bolsa da Universidade Aberta do Brasil – UAB, como tutor. 7.5. A inobservância dos requisitos do pós-graduando pelo PPG acarretará no imediato cancelamento dos pagamentos da bolsa e a restituição à FAPES dos recursos pagos irregularmente”.

Exceções da Portaria CAPES Nº 76, de 14 de abril de 2010 para solicitação de bolsa tendo remuneração“[...] Art. 9º. Exigir-se-á do pós-graduando, para concessão de bolsa de estudos: I - dedicação integral às atividades do programa de pós-graduação; II - quando possuir  vínculo empregatício, estar  liberado das atividades profissionais e sem percepção de vencimentos;[...] XI - não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando-se: a) poderá ser admitido como bolsista de mestrado ou doutorado, o pós-graduando que perceba remuneração bruta inferior ao valor da bolsa da respectiva modalidade, decorrente de vínculo funcional com a rede pública de ensino básico ou na área de saúde coletiva, desde que liberado integralmente da atividade profissional e, nesse último caso, esteja cursando a pós-graduação na respectiva área; [...] c) conforme estabelecido pela Portaria Conjunta Nº. 1 Capes/CNPq, de 12/12/2007, os bolsistas CAPES, matriculados em programas de pós-graduação no país, poderão receber bolsa da Universidade Aberta do Brasil – UAB, quando atuarem como tutores. Em relação aos demais agentes da UAB, não será permitido o acúmulo dessas bolsas.[...] Parágrafo único. A inobservância pela IES dos requisitos deste artigo acarretará a imediata interrupção dos repasses e a restituição à CAPES dos recursos aplicados irregularmente, bem como a retirada da bolsa utilizada indevidamente”.

REQUISITOS ACADÊMICOS PARA RECEBER A BOLSA

Para iniciar o recebimento da bolsa o aluno não pode ter obtido nenhuma nota abaixo de 7.0 após sua matrícula no PPGADM.

O aluno que já recebe a bolsa terá a bolsa cancelada caso obtenha uma nota abaixo de 7.0.

DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA

1 - Formulário para solicitação de bolsas

2 - Declaração redigida pelo próprio candidato que comprove a necessidade financeira.

1.1 FINALIDADE

Estabelecer os critérios para distribuição de bolsas aos alunos regulares aprovados no processo seletivo de acordo com as cotas destinadas as linhas de pesquisa dos cursos de mestrado e doutorado do PPGAdm/UFES.

1.2 CRITÉRIOS POR ORDEM DE PRIORIDADE DENTRO DE CADA LINHA DE PESQUISA

1.2.1 Primeiro critério:

Prioridade aos candidatos sem vínculo empregatício e dentre os candidatos que possuem vínculo, a prioridade à bolsa é inversamente proporcional a Carga Horária do vínculo.

1.2.2 Segundo critério:

a) Alunos de mestrado:

Prioridade para alunos de acordo com colocação obtida globalmente a partir da soma das notas = Teste ANPAD + Projeto de Pesquisa + Entrevista do Projeto, ponderadas com os respectivos pesos:

-       Teste ANPAD = peso 3;

-       Projeto de Pesquisa = peso 2; e

-       Entrevista = peso 1;

b) Alunos de doutorado:

Prioridade para alunos de acordo com colocação obtida globalmente a partir da soma das notas = Prova de Inglês + Projeto de Pesquisa + Entrevista do Projeto + Prova de Títulos, ponderadas com os respectivos pesos:

-       Prova de Títulos = peso 4

-       Prova de Inglês = peso 3;

-       Projeto de Pesquisa = peso 2; e

-       Entrevista = peso 1.

1.2.3 Terceiro critério:

Comprovação da necessidade financeira via declaração.

1.2.4 Quarto critério:

Prioridade para os que residem fora da Grande Vitória.

1.2.5 Quinto critério:

Prioridade para os candidatos de maior idade.

Regras Gerais Sobre Bolsas da CAPES: http://www.prppg.ufes.br/bolsas-capes-ds

Regras Gerais Sobre Bolsas da FAPES:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.