Mestrado em Administração

Nível: Mestrado Acadêmico
Ano de início: 2000
Conceito atual na CAPES: 4
Recomendação: Homologado pelo CNE (Portaria MEC 1077, de 31/08/2012) DOU 13/09/2012, seção 1, pág. 25
Número de créditos para titulação em disciplinas: 30
Número de créditos para titulação pela conclusão da dissertação: 0
Número de créditos para titulação outros: 0
Periodicidade de seleção: Anual

Perfil do profissional a ser formado:

.

Público alvo:

Nível: Mestrado Acadêmico
Ano de início: 2000
Conceito atual na CAPES: 4
Periodicidade de seleção: Anual.

Público alvo: podem candidatar-se ao Programa de Mestrado em Administração da UFES como aluno regular ou aluno especial os profissionais diplomados em cursos de graduação plena reconhecidos pelo Conselho Superior de Educação, bem como os graduados por universidades estrangeiras. No caso de candidatos estrangeiros, pode fazer o teste da Anpad ou o GMAT. Se optar pelo GMAT deverá realizar também o teste TOEFL ou IELTS, conforme especificado no edital. Tendo o candidato o prazo de 180 dias a partir da matrícula no curso para apresentar sua proficiência em português.

Excepcionalmente, poderão inscrever-se no processo de seleção, de forma condicionada, candidatos que estejam cursando o último semestre de seu curso de graduação, os quais, em caso de aprovação, somente poderão efetivar matrícula como alunos regulares ou especiais se provarem, no ato da matrícula, terem obtido o seu grau, mediante apresentação do diploma ou certidão de colação de grau.

Perfil do profissional a ser formado: o egresso do Curso de Mestrado do PPGADM se apresenta como preparado para atuar tanto no setor de ensino e pesquisa quanto em outros setores da sociedade, a partir do desenvolvimento de sua maturidade acadêmica, com base em conhecimentos teóricos e metodológicos em consonância com as demandas atuais da academia e da sociedade.

Para as turmas iniciadas até 2015 o currículo do Curso de Mestrado em Administração é composto por disciplinas obrigatórias e optativas. O aluno deve cursar o mínimo de 30 (trinta) créditos, assim distribuídos:

I - Disciplinas Obrigatórias, no total de 05 (cinco) perfazem 16 (dezesseis) créditos – distribuídos em 03 (três) disciplinas de 04 (quatro), e 02 (duas) de 02 (dois) créditos, conforme conteúdo programático elaborado.

II - Disciplinas Optativas: no mínimo 14 (quatorze) créditos, de duas formas: 03 (três) disciplinas de 04 (quatro) créditos mais a disciplina de Seminários Acadêmicos com 02 (dois) créditos ou, 04 (quatro) disciplinas de 04 (quatro) créditos, neste caso serão 16 (dezesseis) créditos. Esta definição fica a critério do Orientador ou Tutor, este se trata de professor responsável pelo acompanhamento dos alunos, possíveis orientandos, desde seu ingresso no Programa até a matrícula em Projeto de Qualificação.

Para as turmas iniciadas a partir de 2016 o currículo do Curso de Mestrado em Administração é composto por disciplinas obrigatórias e optativas. O aluno deve cursar o mínimo de 32 (trinta e dois) créditos, assim distribuídos:

I - Disciplinas Obrigatórias (total de 20 créditos, 15 horas cada crédito):
- Teoria das Organizações (4 créditos);
- Métodos Quantitativos (2 créditos);
- Métodos Qualitativos (2 créditos);
- Metodologia de Pesquisa (4 créditos);
- Estudos para a Qualificação (2 créditos realizados por meio de estudos individuais acompanhados pelo orientador);
- Didática do Ensino em administração (2 créditos realizados por meio de acompanhamento do professor em aula em uma disciplina na forma de Estágio Docente);
- Projeto de Qualificação (2 créditos realizados por meio de estudos individuais acompanhados pelo orientador);
- Estudos para a Dissertação (2 créditos realizados por meio de estudos individuais acompanhados pelo orientador);
- Seminário de Dissertação 0 (sem crédito).

II - Disciplinas optativas (mínimo de 12 créditos, 15 horas cada crédito):
- 8 créditos devem ser cursados obrigatoriamente em disciplinas ministradas por professores da linha de pesquisa do aluno;
- 4 créditos podem ser cursados dentro ou fora do PPGAdm, de acordo com as regras do programa (esses 4 créditos, ou parte deles, também podem ser obtidos por meio da solicitação do cumprimento da disciplina Seminários Acadêmicos).

O aluno do Curso de Mestrado tem o prazo de até 25 meses, a partir da data da matrícula, para depositar a dissertação para a defesa.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910